5 motivos para não usar e-mail marketing para realizar vendas

O e-mail marketing é uma estratégia de venda mais poderosa para quem quer conseguir retorno financeiro na internet.

É um paradoxo, existem pessoas que amam, da mesma forma que existem pessoas que odeiam, mas independente de amar ou odiar: funciona!

Porém nem sempre você consegue realizar vendas, sabe por quê? Porque existe 5 motivos para você não usar e-mail marketing para realizar vendas. Nesse artigo escrevo sobre esses 5 motivos.

No motivo #2 tem algumas dicas de tipos de e-mails que vende e no motivo #4 te ajudo solucionar qualquer problema que você possa ter com e-mail marketing.

Leia Também: Os 4 Ps de todo bom negócio

1 – Você não tem uma lista de e-mail própria

Se você não tem uma lista de e-mail própria com seu público alvo, não adianta comprar essas “listas prontas” que estão oferecendo por ai. Não há necessidade de enviar spam (técnica reprovada de enviar e-mail não autorizado para destinatário), isso pode denegrir sua imagem.

Um e-mail enviado de forma incorreta pode causar uma péssima impressão da sua empresa e é possível que a pessoa que recebe seu e-mail reclame do incomodo ocorrido e todo seu trabalho de personalização e divulgação não terá nenhum resultado e pior, esse cliente insatisfeito irá falar com outros possíveis clientes que por sua vez irão passar a informação adiante, ou seja, vira uma bola de neve de clientes insatisfeitos mesmo sem nunca comprar com você.

Leia Também: Plágio? Diga Não!

2 – Conteúdo sem qualidade

Tome cuidado com o conteúdo que você está enviando para seu cliente. Tem que ser um conteúdo claro e pertinente com o que você que dizer. Evite excessos de promoções – compre, compre, compre – para não se tornar cansativo para quem recebe esse tipo de e-mail.

O ideal e ser equilibrado usando informação importante e só após oferecer conteúdo de qualidade, ofereça seu produto.

Por exemplo: se você está intenciona que a pessoa compre uma TV de Led, explique antes o que é um Lead, quais as vantagens e desvantagens e só depois ofereça seu produto. Utilize a mesma tática se você quer vender um curso, uma casa, um serviço, etc.

 Dicas de tipos de e-mail que realiza vendas

Para conseguir clientes fiéis o recomendado é enviar e-mail oferecendo algo grátis para incentivar a venda. Exemplos:

  • Convidar para uma “degustação” de um produto que você vende (vinhos, queijos, doces, pães, entre outros);
  • Deixar o cliente usar, por um período, um software criado por você;
  • Enviar um artigo com 300 palavras para mostrar seu trabalho de redator;
  • Oferecer uma venda casada como: “compre uma televisão e leve a antena interna pela metade do preço”;
  • Se você escreveu um livro pode enviar um arquivo em pdf com as 5 primeiras páginas para que o cliente saiba o que vai ler no seu livro;

Entre muitos outros exemplos.

Saiba que e-mail assim tem grandes chances de realizar vendas. Crie a sua campanha, pois dela você pode conquistar clientes satisfeitos e fiéis, o que é muito importante.

A frequência de envio do e-mail também é motivo de preocupação, uma vez que a pessoa que recebe vários e-mails de uma mesma empresa pode querer se desvincular para não ser mais incomodado com a repetição. Pode acreditar, eu mesmo já fiz isso para não ver minha caixa de entrada lotada.

3 – Você não tem um site/blog

O e-mail marketing é um complemento à estratégia de blogs e vice versa, ou seja, um completa o outro. Se você não tem um site ou um blog oferecendo conteúdo de qualidade e informativo ao seu produto/serviço, será muito difícil adquirir uma lista de e-mail. Como explicado no motivo #1, enviar e-mail sem a autorização do destinatário é considerado uma prática de spam e você não deve ter essa atitude.

Caso você tenha um blog ou site, tem uma lista de e-mails de seus clientes interessados no seu produto/serviço e quer fazer uma primeira campanha, mas não sabe como fazer, leia o motivo #4 e descubra como conseguir sucesso

4 – Você não sabe como enviar um e-mail marketing

Se você, não sabe como ter uma lista de e-mail honesta e interessada no seu conteúdo/produto; não sabe como criar conteúdo de qualidade para o envio dos e-mails; não tem blog/site que oferece informação do seu serviço/produto e por fim, nem sabe como enviar um e-mail marketing, passou da hora de você fazer um curso que te ensine como fazer tudo isso e realmente crescer no marketing digital.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

5 – Você não quer vender seus produtos/serviços

Parece piada, mas a verdade é que sem o envio de e-mail marketing, suas vendas estão fadadas ao fracasso. A coisa é simples: você quer vender? Manda e-mail.

Enviar e-mail marketing é a melhor forma de ter um relacionamento sério com seu público alvo. E-mail é o canal mais pessoal para falar com pessoas, uma oportunidade de diálogo.

A pessoa que se cadastra no seu blog/site e recebe um e-mail, se sente lembrada e lisonjeada. Afinal se essa pessoa se cadastrou para receber seus e-mails, ela tem interesse no seu conteúdo e quer ser lembrada por isso.

Sabe-se que mais de 90% das pessoas que compram pela internet acessa seus e-mails pelo menos uma vez por dia. Imagina isso! Agora imagina quantas vendas você pode realizar por dia apenas enviando e-mails de qualidade para seus clientes.

Se não é o seu caso nenhum desses 5 motivos listadas nesse artigo e você ainda não esta praticando a estratégia de e-mail marketing no seu negócio, certamente você está ficando para trás.

Mexa-se e conquiste seu espaço no mercado digital.

Hospedagem de site ilimitada superdomínios

Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Sandra Santos

Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.