Avatar: O que São? O que Querem? O que Sentem?

O Avatar nada mais é que seu publico alvo! Para quem você quer escrever. E a maioria dos empreendedores, redatores e vendedores, não sabem definir o seu Avatar ideal.  

Não é só definir se é homem, mulher de 25 à 35 anos, das grandes cidades, que tem interesses em marketing digital etc… Vai muito, além disso.




Para um bom redator esses dados demográficos fazem parte sim da definição do Avatar. Porém, o mais importante são as emoções do Avatar.

As perguntas corretas são quais são as DORES e DESEJOS dos Avatares?

Exemplo: Para um produto de emagrecimento. O Avatar para esse tipo de produto não quer só emagrecer. O que ela quer de verdade é: Ser aceita, elevar a auto-estima, vestir roupas mais ousadas, usar aquele biquíni, olhar no espelho e se sentir bem com seu corpo!

Emagrecer é somente um meio para alcançar um objetivo que as vezes nem ela mesmo sabe com clareza. Se você conseguir criar esta conexão com o seu Avatar é como mágica!

Você fará com que ela deseje seu produto de forma incondicional. Pois você cria uma conexão muito forte. Ela passa a confiar em você, ela sente que você realmente entende o problema ou desejo que ela tem.


Leia Também: 17 Passos Que Todo Redator Precisa Seguir Para um Texto Completo


A Dor

É um problema que seu Avatar tem, algo que a incomoda, uma necessidade. A Dor é sem dúvida em minha opinião é o sentimento que mais vende. Se você souber explorar bem uma determinada Dor que seu Avatar tenha, ele vai ler seu artigo! Sem dúvida.




O Desejo

Se o seu artigo está tentando vender algum produto, observar o desejo do seu avatar é muito importante. O Desejo é algo que dê ao Avatar um “destaque”. Por exemplo: O Avatar já tem um carro, um VW Gol 1.6. Supondo que quando ele comprou esse carro, ele já tinha outro carro inferior, um Fiat Pálio 1.0 funcionando perfeitamente.

O que aconteceu foi que, ele já tinha um carro e em algum momento ele começou a desejar um carro mais potente ou com um design diferente.

Isso que classificamos como desejo, algo que coloque o Avatar em outro nível e após alcançar tal nível ela jamais vai querer voltar para o nível “inferior”, e sempre continuará comprando para ir progredindo.

Por isso todos os anos os produtos ganha upgrades, comerciais novos com nomes novos, como Samsung Galaxy S3, S4, S5 etc… Fazendo com que você se sinta em um nível “inferior” desejando sempre e sempre subir para estar onde eles querem que você esteja.


Comprando sem ter a necessidade mínima de ter aquele produto.


O Desejo é um excelente sentimento para você explorar. Porém muitas pessoas não tomam atitudes de compra advindas de Desejo. Elas ponderam ao realizar uma compra.


Na Dor existe certa urgência, uma necessidade maior.


A pessoa já sabe o que quer, e está procurando aquele produto, você só precisa dizer para ela, comprar, mas de uma maneira que motive esta pessoa a agir naquele momento através da sua copy.

Mas esse já é assunto para outro artigo.




Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Sandra Santos

Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.