Criação de Conteúdo: 12 Passos Que Você Precisa Seguir

Já faz alguns anos que trabalho com Criação de Conteúdo. Sejam artigos para blogs; artigos para revistas; artigo científico; planejamento de aulas; ebooks; enfim, são vários tipos de textos e cada um tem suas próprias características.




Neste artigo, você vai aprender os 13 passos que sigo para escrever artigos que deixam meus clientes satisfeitos com meu trabalho de Criação de Conteúdo.

Criação de Conteúdo Para Blogs

É importante saber que escrever artigo para blogs exige conhecimentos e regras que são diferentes das usadas em qualquer outro texto.

Isso acontece porque um bom artigo precisa seguir uma estrutura que é fácil

Para isso você precisa organizar todos os tópicos de uma forma que melhore a experiência do leitor dentro do seu conteúdo.

Escreva para pessoas. Seu conteúdo deve ser escrito em primeira pessoa, como se estivesse conversando face a face com quem está lendo seu artigo. Seu artigo deve levar um pouco da sua personalidade.

Caso você seja um redator e vai escrever para um cliente, saiba que sua função é colocar o conteúdo em palavras, mas deve garantir que o texto tenha a cara do dono do artigo. Para isso é importante saber para quem você está escrevendo, qual o nicho do blog e quem é o leitor deste nicho.

Perceba a estratégia que usei neste artigo que você está lendo. Comecei informando que sou criadora de conteúdos e tenho experiência no assunto. Em seguida expliquei tudo que vai ser apresentado no decorrer do artigo, e sem delonga, continuei entregando o que foi prometido no título.

Lembre-se, o importante é tornar seu texto uma experiência prazerosa para o leitor e que o mesmo sinta vontade de continuar lendo o artigo até o final deste.

12 Passos Que Você Precisa Seguir Para Um Texto Completo

É importante que os seus artigos sigam uma linha lógica. Para isso você precisa usar os 13 seguintes elementos:

# 01 – Título

Escolha um título atrativo e criativo, mas que seja real e cumpra com o prometido.

Dica: Use a palavra-chave no título.

# 02 – Subtítulos

Um aspecto importante nos subtítulos é trazer harmonia no texto, pois com eles você vai dividir o artigo em temas e pontos principais que vai levar o leitor ir mais adiante à leitura.

E é também nos subtítulos que você deve usar tamanhos diferentes das tags H que aparecem em um artigo na forma H1 (título), H2 (subtítulo), H3 (subtítulo de H2) e assim por diante.

Dica: use a palavra chave no subtítulo

# 03 – Palavra Chave

A palavra chave é usada pelas ferramentas de busca para que o seu artigo apareça entre os resultados quando o internauta digitá-las. São as palavras-chave que farão com que o seu texto seja encontrado pelos internautas que estão procurando pelo assunto que você escreveu.

# 04 – Listas

Listas tendem a facilitar a leitura, por serem mais fáceis de ler do que textos corridos. Listas é um bom formato para falar sobre temas complexos. Isso porque elas comunicam as ideias melhor, vão direto ao ponto e são mais claras.

# 05 – Imagens

Imagem também é conteúdo, nomeie todas as imagens com palavras que tenham relação com o tópico que ela foi utilizada. A mesma regra serve para vídeos e gifs.




# 06 – Links Internos

Os links internos devem ser utilizados para sugerir conteúdos complementares ou que tenham relação com o assunto que você está trabalhando.

Dica: Não use tantos links em um mesmo conteúdo.

# 07 – Links Externos

Os links externos devem levar o leitor do artigo para outros blogs que segue a mesma linha de qualidade do seu texto.

Dica: não trabalhar com indicações genéricas, como “neste post” ou “clique aqui”.

# 08 – Negrito

Use palavras em negritos para destacar termos importantes que serão explicados. Isso torna o texto mais fácil de ser compreendido.

# 09 – Itálico

Palavras ou frases escritas em itálico podem destacar melhor o que você quer passar para seu leitor.

# 10 – Qualidade

Use termos e frases que despertem a curiosidade do leitor. Frases que chamem a atenção e que façam com que o leitor queira saber o que vem a seguir. Além de oferecer um conteúdo de qualidade e que prenda o interesse do leitor.


Leia Também: 10 dicas para escrever os melhores artigos para blog


# 11 – SEO 

Usando técnicas de SEO – Search Engine Optimization (Otimização para os mecanismos de busca) nos seus artigos, você pode indexá-lo nas primeiras páginas dos resultados de busca.

Vou escrever um artigo específico para esse assunto e em breve vou indicá-lo aqui.

# 12 – Fechamento

O Fechamento do texto não deve ser uma interrupção abrupta. Convide seu leitor a interagir com você, tirar dúvidas, expressar sua opinião, ler seu próximo artigo, baixar um e-book ou assistir uma palestra online.

NOTAS IMPORTANTES:

  • O Yoast é um excelente plugin para te ajudar otimização do seu artigo
  • A melhor forma de escrever artigos excelentes é praticando
  • A primeira frase do artigo irá definir se o leitor continuará ou não lendo o conteúdo. Diga logo de início o leitor vai aprender no texto
  • Por fim, tenha certeza que você tem um bom título

Gostou dos Passos? Tem outras dicas? Compartilhe Conosco nos Comentários deste Artigo.




Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Sandra Santos

Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.