Marketing de Conteúdo e Marketing de Busca: Entendendo um Pouco Mais

O Marketing de Conteúdo e o Marketing de Busca às vezes se confundem e se misturam. Os dois elementos são fundamentais no Universo Online: o conteúdo dos sites e as ferramentas de busca.

Podemos dizer que o Marketing de Busca é aperfeiçoar, melhorar e ajustar um site para que ele possa ser melhor encontrado pelas ferramentas de busca, ou seja, uma das atividades do marketing de conteúdo.




Como o internauta se acostumou a procurar o que precisa nas ferramentas de busca, e estas são baseadas na pesquisa por palavras-chave, o conteúdo dentro de um site é a primeira e mais importante forma de comunicação com o consumidor conectado.

Por mais que você anuncie na mídia on-line publicando banners em grandes portais, a maioria dos novos acessos começará mesmo pela busca por meio de palavras-chave.

Considere que cerca de 90% dos internautas iniciam a navegação pelas ferramentas de busca, e que mesmo que você anuncie nelas, por meio de links patrocinados, menos de 10% deles acessarão seus anúncios.

Assim, resta um enorme contingente de 80% dos internautas que navegam com base no conteúdo dos sites e blogs, e não na publicidade, seja qual for seu formato.

Trata-se de uma enorme audiência que esta buscando informações, parte delas ligadas a seu negocio, e, portanto, de clientes potenciais.

Para conseguir trazer para seu site essa enorme audiência que esta buscando informações ligadas a seu negocio, você tem que considerar uma estratégia de marketing de conteúdo para seu site.

Assim, é fundamental que você planeje, crie e publique conteúdo em seu site para torná-lo mais visível na Internet e mais atraente ao consumidor.

Marketing de Busca: Entendendo um Pouco Mais

O marketing de busca, também chamado de SEM (Search Engine Marketing), é a ação de melhorar a estrutura e os textos de um site com o objetivo de torná-lo mais visível e melhorar seu posicionamento nas ferramentas de busca. Ele utiliza uma serie de técnicas e atividades que chamamos de SEO (Search Engine Optimization).

As ferramentas de busca consistem em um elemento-chave do marketing de conteúdo e do processo de localização de seu site. Assim, é importante que você garanta que seu site tenha uma estrutura que facilite a varredura das ferramentas de busca.

E igualmente importante que o conteúdo do site tenha as palavras-chave corretas, que permitam que seus clientes o encontrem quando estão buscando produtos, serviços e informações relacionadas a seu negocio.


Leia Também: Palavra chave é realmente importante para meu artigo?


Seja qual for seu negocio provavelmente ha milhões de pessoas buscando, todos os dias, conteúdo relacionado a ele nas ferramentas de busca. Acontece que ha também milhões de resultados para cada busca, e a esmagadora maioria dos consumidores clica nos conteúdos que aparecem na prime ira pagina do resultado da busca.

As ferramentas de busca, em conjunto com os blogs e sites, transformaram as pesquisas por produtos em pesquisas por informações. Elas se especializaram cada vez mais em encontrar sites, capturar seu conteúdo e relacionar o conteúdo a palavras-chave, a fim de apresentar um resultado muito mais rico e útil para quem pesquisa.

Os blogs se especializaram em publicar conteúdo relevante sobre assuntos específicos, e como são milhões de blogs, eles formam uma enorme biblioteca de conteúdo.

Só Otimize Seu Blog se Tiver Conteúdo Suficiente

O ponto fundamental é que não é eficaz otimizar um site se você não tem conteúdo suficiente. Embora seja possível utilizar as técnicas de SEM em qualquer site para melhorar seu posicionamento nas ferramentas de busca.

O resultado obtido será muito inferior aquele que se pode obter com uma estratégia mais ampla, que envolva a produção de conteúdo significativo ligado o seu consumidor.




Assim, você consegue perceber uma coisa importante: sem conteúdo você e invisível, e sem conteúdo em volume adequado, você e quase invisível.

Não adianta contratar um excelente profissional para melhorar seu site se ele não tiver conteúdo suficiente.

Planejamento do Conteúdo

Criar conteúdo requer, sobretudo, planejamento. O conteúdo deve ser parte de uma estratégia de comunicação mais ampla.

Portanto, antes de sair por ai criando um blog, temos que ter um planejamento a partir da estratégia de comunicação e da mensagem que queremos transmitir. A estratégia é a matéria-prima básica para definição do planejamento.

Com a estratégia definida, e preciso realizar o planejamento de conteúdo, que consiste em definir:

  • Quem é o público-alvo?
  • O que se pretende do público-alvo?
  • Como se comporta o público-alvo?
  • Que informação o público-alvo busca?
  • Que conteúdo produzir para o público-alvo?
  • Como produzir esse conteúdo?

Prometo que vou escrever um artigo para cada pergunta destas aqui mesmo no blog e volto para indicar o caminho certo para a leitura.

O importante neste momento é você compreender que deve ter em seu blog, conteúdo útil e relevante para pessoas, não para as ferramentas de busca, OK?

Posso te ajudar nesta tarefa, pois escrevo artigos para blog. Se precisar, confira os valores na PÁGINA DE VALORES deste blog.

Gostou do artigo? Foi útil para você? Compartilhe conosco sua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo




Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Sandra Santos

Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.