Os 4 PS de todo bom negócio

Todo bom negócio tem que ter como objetivo principal identificar as necessidades e desejos não atendidos dos consumidores. Com essa visão o empreendedor de sucesso vai ofertar um produto ou serviço que tenha as características necessárias para realizar os desejos não atendidos dos consumidores.

É simples. Pense em uma situação de consumo do seu cotidiano. Agora pense no quanto você fica feliz quando adquiri um produto ou serviço que você deseja muito. E mais ou menos assim.

Antes de continuar com o assunto, quero me apresentar. Meu nome é Sandra Santos, sou administradora, empreendedora, professora, blogueira e redatora freelancer. Escrevo artigos para blog e posso te ajudar, caso você precise dos meus trabalhos.

Clique aqui e saiba como posso te ajudar

Os 4 Ps do Marketing

O marketing pode ser entendido através dos famosos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

O primeiro deles constitui os processos relacionados à definição dos Produtos ofertados pela empresa, como a realização pesquisas de mercado.

Quando esses processos ocorrem com o uso de tecnologia e artefatos digitais, eles pertencem ao marketing digital.

Nesse contexto, além de processos ligados a produtos tradicionais usando mídias eletrônicas, também fazem parte do marketing digital a criação de startups digitais, a concepção de produtos puramente digitais como Netflix e Skype ou de bens físicos que fazem pouco sentido sem a Internet (como uma smart TV ou um tablet).

O segundo P (de Preço) também é impactado pelo digital. Quanto custa “alugar” um filme no Netflix? Quanto custa uma ligação para o Japão via Skype? E uma ligação DDI via uma operadora tradicional? Quanto custa um curso presencial? E um curso online?

É, o digital tem mudado bastante o preço das coisas.

O P de Praça digital nada mais é do que o e-commerce, em que a venda dos produtos e serviços é realizada através de sites na Internet. Em produtos digitais, ele também se aplica à entrega, que pode ser realizada através de download ou streaming, por exemplo.

Por fim, a Promoção digital consiste na comunicação da empresa através das mídias digitais. Isso inclui várias ferramentas e plataformas, como websites, redes sociais, links patrocinados, SEO (search engine optimization), e várias outras.

É pessoal, esse é o P em que estão o “fazer propaganda na Internet” ou o “usar Facebook e Twitter para divulgar um negócio”.

Como pode ser visto, eles são parte do marketing digital. Uma importante parte, o P mais impactado pelas mídias digitais, mas apenas uma delas.

O marketing digital é muito mais amplo do que propaganda ou redes sociais.

E a discussão sobre “mídias digitais” x “mídias sociais” x “redes sociais”? Bom, isso aí é já assunto para outro post!

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Sandra Santos

Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.