Palavra chave é realmente importante para meu artigo?

Já parou para analisar se a escolha da palavra chave é realmente importante para os artigos de seu blog?  Será que “perder tempo” fazendo pesquisas sobre a palavra é tão importante assim?

Se o seu propósito é obter visitas em seu site ou blog, então a resposta é SIM!




Pense nos milhares de artigos que são escritos diariamente na internet. E, se o seu artigo for escrito sem qualidade e técnicas de melhor chamar a atenção para ele, então seu blog não vai ter o crescimento esperado por você.

Então, antes de começar a escrever seu artigo, faça sempre uma pesquisa de qual a melhor palavra chave para o assunto que vai ser abordado neste artigo.

A Keyword é responsável por fazer o seu público alvo te encontrar na internet em meio a tanta informação. Mas é bom lembrar que a Keyword, ou seja, a palavra chave não é a única forma de chamar a atenção de sua persona, ou seja, seu público alvo.

UM BOM ARTIGO COMEÇA PELO TÍTULO

Não podemos negar que um bom artigo começa pelo título. Porém, o próximo passo é escolher uma palavra chave e coloca-la no título de seu artigo. Afinal, seu intuito é rankear bem no Google e atrair muitas visitas orgânicas para seu blog, não é?

Um bom artigo também deve ter uma boa imagem. Escrevi um post mostrando 6 sites para baixar imagens totalmente gratuito e sem praticar plágio, o qual você pode conferir em:

COLOQUE A PALAVRA CHAVE NO PRIMEIRO PARÁGRAFO

Colocar a palavra chave no primeiro parágrafo é sim importante para os mecanismos de busca. Afinal, toda vez que você publica um conteúdo, tenho certeza que deseja que ele seja lido, certo?

CONTINUE UTILIZANDO A PALAVRA CHAVE NO DECORRER DO TEXTO

Do segundo parágrafo em diante, é importante continuar utilizando a  Keyword, porém com os sinônimos e variações da palavra chave para reforçá-la. Lembre-se: como técnica de SEO (Search Engine Optimization) a palavra chave deve ser usada de forma sempre estratégica.

Outra boa estratégia é utilizar a palavra chave também nos títulos internos do seu artigo. Assim como eu fiz neste post. Observe quantas vezes escrevi a palavra chave deste artigo. Você sabe qual é a palavra chave deste artigo, né?

USE A PALAVRA CHAVE COM MODERAÇÃO

Usar a palavra-chave no conteúdo é importante, porém sem exageros, ou seja, mantendo a leitura agradável. Afinal você deve produzir conteúdo para pessoas e não para apenas mecanismos de busca.




Faça um texto com QUALIDADE e NATURALIDADE.

Até porque repetir a palavra chave várias vezes em seu artigo poderá prejudicar seu blog, pois os mecanismos de busca podem marca-lo como spam e possivelmente até mesmo retirado da indexação, ou seja, não ficando nas primeiras páginas dos sites de busca, como o google, por exemplo.

Portanto, quando for escrever um artigo para seu blog, não fique repetindo a palavra chave o tempo todo, pense em responder alguns tipos de perguntas que as pessoas que estão lendo seu artigo.

COMO SABER QUAL A PALAVRA CHAVE USAR

A resposta a esta pergunta é muito fácil. Pense como seu público alvo iria procurar o que você está escrevendo no seu artigo.

Por exemplo: seu blog é sobre o nicho de emagrecimento e você está escrevendo sobre jejum intermitente. Qual palavra chave você acha que seu leitor vai procurar nas guias de busca?

Ele vai escrever: jejum intermitente, porque é isso o que ele quer pesquisar. Então essas são as palavras chave do seu artigo em questão.

Não podemos nos esquecer que de nada vale a escolha de um bom título, a melhor e mais procurada palavra chave se o conteúdo do seu artigo não entrega aquilo que você prometeu, ou seja, INFORMAÇÃO e CONHECIMENTO.

Quero te lembrar, caro leitor, que meu trabalho é exatamente escrever conteúdos para blogs. Os artigos que escrevo para vender tem todas as estratégias de SEO possíveis para melhor ranquear seu blog.

Para saber valores de meu trabalho clique AQUI.

PALAVRA CHAVE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING

Se você escrever um artigo com intuito de estratégia de marketing, então é óbvio que o marketing será em torno da sua palavra chave. Lembrando também que usar a palavra chave corretamente é uma das estratégias de SEO em seu blog.

O conhecimento de SEO é muito importante para seu blog. Com ele (SEO) você faz com que seu blog seja visto, pois você vai melhorando seu posicionamento no Google.

Existem  Keyword que são muito procuradas, mas ao mesmo tempo muito concorridas.

A Palavra-Chave Pode Ser:

  • Cauda curta: emagrecer
  • Cauda média: como emagrecer em casa
  • Cauda longa: como emagrecer em casa com exercícios específicos

PALAVRAS CHAVE COMPRIDAS

Palavras chave compridas, também chamada de cauda longa, são duas ou mais palavras que formam uma frase.

Essa técnica, de usar palavras chave compridas é muito utilizada pelos blogueiros por se tratar de pesquisas mais específicas por parte do seu público alvo, do seu leitor.

Dar prioridade para palavras-chave que possuem um grande volume de busca é muito recomendado para aqueles que desejam bastante tráfego

QUAL FERRAMENTA DEVO USAR PARA ENCONTRAR UMA PALAVRA CHAVE

São muitas as ferramentas que podem te ajudar escolher a palavra chave mais procurada por seus leitores. Vou indicar aqui algumas, tais como:

Depois de ler este artigo, você acha que a palavra chave não é importante para seu blog?

Interaja e comente neste post sobre sua visão da importância da pesquisa da palavra chave no seu artigo.




Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Sandra Santos

Administradora, blogueira e redatora freelancer.

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.